top of page

Primeiro Crime - Processo de Criação do Conto


Sobre o Projeto

Em um mês, um conto” é um projeto muito interessante que reúne autores de diversos gostos literários e de diversas partes do Brasil e de #Portugal (que sou eu) para escrever durante um mês um conto. Essa é a segunda edição do projeto. Infelizmente, não participei do primeiro, mas nessa, eu caí de cabeça. Apesar de ser o meu primeiro #conto policial.


Sobre o que Escrever

Sempre gostei da literatura policial e quando resolvi me arriscar na escrita, ia fazer um romance policial, contudo, os caminhos mudaram e o livro ficou para depois.

Então, quando soube do projeto aproveitei para usar parte dessa história. E com isso, veio a ideia de contar como começou a carreira da investigadora Ramos, que será uma das personagens principais do meu romance policial que será feito para o Concurso Leya deste ano.

Inspirei-me bastante na personagem da Cléo Pires no filme #OperaçõesEspeciais, que também conta o início da carreira de uma investigadora.

Coloquei algumas ideias no quadro para saber qual história me inspiraria mais. E escolhi a história de um assassinato de um pai e o sequestro de seus filhos. Colocando a maioria das personagens mulheres como principais.



Sobre a Escrita

O início, as primeiras palavras, pelo menos para mim, como de costume foi difícil. Eu olhava para o #Scrivener, olhava para o meu quadro e de volta para o Scrivener e nada saía.

Então, em determinado momento começou a fluir. Não me lembro em quanto tempo escrevi o conto todo, mas não foi em partes. Escrevi ele todo antes das entregas previstas.



Sobre as Entregas

De acordo com o projeto, o conto deveria ser entregue em três partes, uma a cada semana.

Essa estrutura tem o seu lado positivo e o seu lado negativo. O positivo, é que eu consegui melhorar o conto ao longo processo. O negativo, é também poder alterar.

Dá uma certa inquietação, o que estava pronto na primeira semana, foi alterado na segunda e na terceira, principalmente o final.

Dia 28 de janeiro, o conto policial Primeiro Crime estava pronto!



Conclusão

Apesar da minha pouca experiência na escrita, me diverti escrevendo meu primeiro conto policial (Primeiro Crime).

Agora estamos na fase de revisão e por isso e com a ajuda do Delegado(literalmente) do grupo farei algumas pequenas alterações para dar mais veracidade ao conto.

Tenho certeza que com o tempo e a prática meus processos e minha escrita se aperfeiçoarão.

Espero por novos projetos, principalmente por aqueles que nos tiram da nossa zona de conforto.


Agradecimento

Por último e não menos importante, gostaria de agradecer à todos que leram meu conto e principalmente ao meu marido que por livre e espontânea pressão revisou meu conto.





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page