O Meu Primeiro Livro

Atualizado: Fev 19

Como tudo começou

Eu já havia iniciado vários livros, mas nunca consegui terminar, até resolvi encarar esse desafio de uma forma diferente.

Falei com meu marido sobre as minhas ideias e ele me ajudou a organizar um pouco, utilizando as técnicas do livro Lean Inception do autor Paulo Caroli

Mas o que é Lean Incepion? Resumidamente é o nome dado ao workshop colaborativo para alinhar um grupo de pessoas sobre o produto mínimo viável a ser construído.

Comecei a dar andamento ao livro, que seria um thriller policial, porém, logo no início, fiquei sabendo sobre o Concurso Literário de Figueira da Foz, em Portugal. Aí pensei, por que não fazer esse livro para esse concurso, contudo, sabia que não poderia ser desse gênero, aí parti para o Romance Romântico.



Primeiro Passos

Depois de escolher sobre o que eu deveria escrever para o concurso, mais uma vez tive a ajuda do meu marido, porém dessa vez utilização as técnicas do livro Scrum para Escritores do autor Alexandre Heredia.

Mas o que seria Scrum para Escritores? Resumidamente é como planejar e organizar a sua produção, impedindo bloqueios e atrasos desnecessários;

E também segui as orientações que vi nos vários vídeos da plataforma Hardcover (Autor André Vianco). Escolhi a estrutura narrativa a ser usada, que foi a Unidade de Ação.



A partir daí, comecei a pensar em como seria meus personagens, principalmente a personagem principal, que decidi que seria uma mulher. Como não tenho uma criatividade tão grande para desenho ou criar rostos para meus personagens, pesquisei na internet atores que eu gostaria que fosse os meus personagens e aí eles começaram a ganhar vida.







Desenvolvimento





A produção da Escaleta deu trabalho, mas valeu a pena. Através dela consegui organizar minhas ideia em cada Fábula. Dessa forma eu sabia tudo o que iria acontecer no meu livro, do início ao fim.








Também fiz a Escaleta por capítulos, eu coloquei em cada um deles tudo o que acontecia. O que deixou o meu trabalho muito mais fácil de se fazer. Era só preencher e dar volume para o que estava faltando.





Revisão

Eu já tinha ouvido algumas pessoas dizerem que não gostavam de fazer revisão e outras que gostavam. Eu fico no grupo dos que não gostam, mas é algo necessário. E não sei bem o por quê, mas minhas história ganha mais corpo e mais volume depois que imprimo e faço a revisão no papel. Fiz isso em capa capítulo que escrevi.




Até que chegou a revisão final e foi um tal de corta daqui e acrescenta dali, mas essa revisão foi diferente, com focos diferentes. E fiz como se eu tivesse lendo um livro. Diferente da outra revisão, que foi por capítulo. E em todas as fases da revisão, tive o apoio do meu marido, lendo e relendo comigo.



A Entrega



A entrega foi meio confusa, por erro meu, não vi alguns pequenos detalhes para fazer o envio, mas no fim deu tudo certo e consegui entregar no prazo correto.







Curiosidades



Como moro em Portugal, boa parte da produção do livro foi feita no final de Outono e início do Inverno e com isso sempre tive um pequeno companheiro, que é muito friento, então, muita das vezes roubava a minha cadeira ou eu precisava me espremer nela para cabermos nos dois.







15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
  • Facebook
  • Instagram

©2021 por Flávia Mendes. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now